Slide

Blog Conheça o novo Cores 07/02/2019

Depois do Fim | Resenha




Ei!

Tudo bem?

Espero que sim.

Deus sabe do trauma que tomei de livros de Booktubers. Adoro canais literários e acredito que seja uma ótima maneira de disseminar a magia dos livros, no entanto, o que tem de livro ruim lançado por eles não é brincadeira não! Eu jurei que não leria mais nenhum livro de Booktubers, no entanto, sempre me simpatizei pela escrita de Daniel e gostava dos mini textos que lia pelo Twitter ou Instagram e também pelo conteúdo do seu canal que resolvi dar uma chance para seu livro de contos chamado de Depois do Fim, seu segundo livro. Daniel também escreveu "Por Onde Andam As Pessoas Interessantes" e "O que eu tô fazendo da minha vida".

Será que valeu a pena? É o que confere agora.


Título: Depois do Fim
Autor: Daniel Bovolento
Editor: Outro Planeta
Gênero: Romance, Drama, Contos
Número de Páginas: 224
Sinopse: Como fica a minha vida depois de você? Como é que a gente faz para esquecer alguém? Os primeiros vestígios do fim, as despedidas, deixar alguém, ser deixado, o recomeço, a necessidade de se acostumar a viver sozinho de novo, os flashbacks, as ligações de madrugada, a falta que persiste, os novos encontros, os velhos encontros, a gente encontrando a gente, um mundo novo surgindo, a luz no fim do túnel. Em Depois do fim, Daniel Bovolento conta a trajetória de todo mundo que terminou alguma coisa e tem que aprender a lidar com as diferentes dores e superações de quem perdeu um amor. São 50 textos em que se misturam crônicas e desabafos sobre recomeço, aprendizado e a esperança de um novo final feliz. 'Cada um de nós encontra uma maneira diferente de encarar o fim. Cada um de nós passa por fins diferentes, por mais que tenhamos tido histórias parecidas.

Quem nunca precisou lidar com a dor da perda, não é mesmo? Sobre as frustrações deixadas após o término de um relacionamento, o gosto amargo na boca e o aperto no coração. Como seguir em frente após um término? Como se redescobrir e reencontrar a felicidade? Como seguir sozinho após dividir sua vida com outro alguém? São os principais temas que Daniel aborda ao longo dos 50 contos que fazem parte de seu livro.

 Quando você achava que nunca aconteceria nada disso com você, quando o fim era uma perspectiva tão imprevisível quanto o início, você acaba tendo uma única certeza: ele ainda está dentro de você. E seu maior problema agora, mais do que qualquer outro, é descobrir como tirá-lo daí.  

Num primeiro momento, achei a proposta do livro bem interessante, uma vez que achava que seria uma história focada em um único casal. O fato do autor ter escolhido trazer 50 textos traz uma pluralidade muita grande pra obra, além de dar espaço para Daniel explorar melhor e com mais calma os temas, uma vez que a cada texto, uma vertente em específica é abordada, mas todas voltadas para a dor e o amor dos relacionamentos e suas inúmeras etapas. Graças a Daniel, eu agora consigo olhar livros publicados por booktubers de outra forma. Foi a minha primeira experiência com o autor, mas é um livro muito bem escrito e produzido e com certeza irei buscar seus outros títulos para ler. Ele possui um tom poético em sua escrita e as frases se conectam e jogam diversas verdades na sua cara enquanto somos apresentados a contos sobre o primeiro amor, a primeira briga, os términos. A falta de amor. A hora de ir embora e recomeçar. E se apaixonar novamente. A vida é um ciclo em que é muito bem representada em Depois do Fim.

 Amor não foi feito para ser prisão e, olha, o mundo é gigante. 

O grande destaque da obra é a maneira singela e simples que o autor conseguiu falar de temas tão complicados e delicados de serem digeridos. A escrita é muito eficiente e você se sente quase fazendo terapia ou chorando as mágoas com aquele amigo que você corre sempre que seu coração está quebrado. Amor, amizade, sexo, paixão. Um relacionamento é questão de identidade e se reconhecer em uma outra pessoa e, mesmo assim, manter a sua própria singularidade. Há sempre muitas dúvidas, incertezas e medo. É uma etapa difícil, ninguém gosta de colocar um ponto final em algo que jurou ser eterno, no entanto, faz parte e serve muito para o nosso crescimento pessoal. Nesses quesitos, o livro é impecável, trazendo a verdade dura e crua de uma maneira muito delicada.

Tempo é relativo. Para você pode ter sido um ano, para mim pode ser uma vida. A gente nunca sabe quanto tempo o outro vai morar na gente depois da despedida. 

O livro é uma coletânea de contos que representam da maneira mais sincera e transparente possível o que é se relacionar com alguém. Você se identifica com os protagonistas dos contos, se reconhece em meio a promessas feitas e a todo esforço por querer que aquela relação dê certo, porém, algumas coisas possuem um fim e você precisa a aprender a seguir em frente. A obra é uma poderosa mensagem de aceitação e amor próprio. É sobre saber a hora de ficar, mas também reconhecer a hora de partir. Mesmo que você esteja em uma etapa de vida diferente das que são abordadas ao longo dos contos, é impossível não se identificar com cada dor, cada palavra, cada emoção ensaiada pelos protagonistas que entram e saem de cena como uma peça de teatro, o filme da vida. É uma leitura tão especial que eu grifei inúmeras passagens e frases que conversaram diretamente comigo. Representam vivências e experiências do autor, mas que certamente servem para trazer reflexões particulares.  Eu separei algumas pra colocar aqui na resenha pra vocês, mais saibam que foi extremamente difícil! 

Se a gente não precisa esquecer um amor quando acaba significa que ele já tinha sido esquecido faz tempo. E qual é o sentido de se amar sem memória?

Depois do Fim possui ótimas histórias e que são altamente impactantes e reflexivas, no entanto, recomendo que você o leia intercalando-o com outras leituras. Por ser um livro de contos e, principalmente, por trazer a conturbada temática de uma vida a dois, os contos podem soar um tanto quanto monótonos e repetitivos, ainda que sejam muito bem escritos. Leia um ou dois contos por vez que acredito que o livro irá fluir muito melhor. Depois Do Fim é um livro que precisa ser degustado lentamente para sentir o peso de cada página.



Para finalizarmos, irei deixar aqui pra vocês a lista de músicas presente no livro. Para quem não sabe, para cada conto, há um título e uma música que representa a história que será contada. A experiência do livro se torna ainda mais imersiva quando você faz a leitura ouvindo a canção indicada. São ótimas músicas, vale muito a pena. Ah, e para quem não sabe, o livro é um dos inúmeros títulos presentes no Kindle Unlimited. Caso seja assinante, por que não dar uma chance para Depois do Fim? 

Nota: 4,0 /5,0 

Nos vemos qualquer dia desses por aqui ou no Startes. Grande beijo! 




Não sou mais eu, mas quem eu era também não é mais seu. A gente sempre deixa de ser, né? Depois de cruzar a soleira da porta, não tem mais volta. Uma vez que esbarramos em alguém e decidimos ir embora, tudo muda.



Lista de músicas presentes em Depois do Fim:
How Long Will I Love You - Ellie Goulding
Same Old Love - Selena Gomez
Say Something - A Great Big World ft. Christina Aguilera
Missing You - Betty Who
Big Girls Don't Cry - Fergie
Caso Você Queira Saber - Cássia Eller
Cena - Mallu Magalhães
I Am Mine - Beta Radio
Drops Of Jupiter - Train
Who Knew - P!nk
The Lightning Strike - Snow Patrol
De Passagem - Cícero
Dreaming With A Broken Heart - John Mayer
Eu Nunca Disse Adeus - Capital Inicial
Cannoball - Damien Rice
A Idade do Céu - Paulinho Moska
Amor Marginal - Johnny Hooker
Sun Tomorrow - Ira Wolf
Blame It on Me - George Ezra
She Used To Be Mine - Sara Bareilles
Rabbit - Matt Duke
As Canções que Você Fez pra Mim - Maria Bethânia
Like I'm Gonna Love You - Meghan Trainor ft. John Legend
In Your Atmosphere - John Mayer
A Noite - Tiê
The Trouble With Us - Chet Faker ft. Marcus Marr
Lost - Liza Anne
When We Were Young - The Sweet Remains
Since U Been Gone - Kelly Clarkson
In Case - Demi Lovato
Old Friend - Angus & Julia Stone
Quem, Além de Você? - Leoni
Photograph - Ed Sheeran
High Hopes - Kodaline
Gone, Gone, Gone - Phillip Phillips
It's a Fluke - Tiago Iorc
Kiss Quick - Matt Nathanson
Alive - Sia
Os Outros - Kid Abelha
Feels Like We Only Go Backwards - Tame Impala
Nothing Compares 2 U - Sinéad O'Connor
Stubborn Love - The Lumineers
Resposta ao Tempo - Nana Caymmi
Girlfriend On Demand - Joss Stone
I Didnt' Know My Own Strength - Witney Houston
The Way I Am - Ingrid Michaelson
Someone New - Banks
A Thousand Years - Christina Perri
Brand New Me - Alicia Keys
Closing Time - Semisonic