Slide

Blog Conheça o novo Cores 07/02/2019

Especial: Harlan Coben



Ei!

Tudo bem com vocês?

Faz muuuuuito tempo desde a última vez que trouxe um texto desse tipo aqui para o Cores, eu sei. O objetivo de uma postagem como essa, é passearmos um pouquinho sobre as obras de algum autor em específico, comentar seus erros, os acertos, as melhores e piores obras. Seguindo o modelo da postagem que falei um pouquinho sobre o mundo fanstástico criado por Carlos Ruiz Zafón (que você pode ler clicando aqui, hoje resolvi trazer pra vocês meus livros favoritos do autor, além de enumerar 5 motivos pelos quais você deveria dar uma chance para o autor, caso você ainda não tenha tido contato com algum dos seus livros. 

Sem mais delongas, vamos começar!

Harlan Coben já vendeu mais de 60 milhões de cópias mundo afora, tendo seus livros amplamente adaptados para o cinema e TV mundo a fora. Aqui no Brasil, seus livros são publicados pela editora arqueiro e fazem grande sucesso, devido a suas histórias bem elaboradas, personagens carismáticos e finais surpreendentes. Até o momento em que esse texto foi ao ar, o autor conta com um acervo de 30 livros e segundo as minhas contas, li um pouco mais da metade dos livros de Harlan. Dentre esses,  escolhi pra vocês meus 5 livros favoritos do autor. 

Livro 1: Cilada



Gênero: Suspense
Número de Páginas: 272
Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios.

 

Livro 2: Confie Em Mim

Gênero: Suspense
Número de Páginas: 256
Sinopse: Preocupados com o filho Adam, que começou a se distanciar deles depois do suicídio do melhor amigo, Spencer, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, instalam um programa de monitoração no computador do garoto. Após alguns dias, uma enigmática mensagem acaba de vez com a paz da família.Enquanto isso, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre a morte de seu filho. Ele não estava sozinho na noite fatídica. Será que foi mesmo suicídio?Para tornar tudo mais assustador, Adam desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo.Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruze de forma trágica, violenta e inesperada.Confie em mim é um suspense eletrizante que aborda assuntos atuais como a facilidade de acesso a informações e os limites no relacionamento entre pais e filhos. 


Livro 3: Não Conte A Ninguém

Gênero: Suspense
Número de Páginas: 256
Sinopse: Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer. O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter sido enviado por sua esposa. Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem respostas: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido? Na mira do FBI como principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David Beck contará apenas com o apoio de sua melhor amiga, a modelo Shauna, da célebre advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas para descobrir toda a verdade e provar sua inocência.


Livro 4: Alta Tensão

 Gênero: Suspense
Número de Páginas: 271
Sinopse: Na aventura mais difícil de Myron Bolitar, seu passado vem à tona e, junto com ele, feridas que jamais se fecharam.Uma postagem anônima deixada no Facebook da ex-estrela do tênis Suzze T. põe em dúvida a paternidade de seu filho. Grávida de oito meses, ela pede a ajuda de seu agente e amigo Myron Bolitar para descobrir o responsável por essa intriga e trazer de volta seu marido, o astro do rock Lex Ryder, que saiu de casa depois de ler a postagem.Descobrir o paradeiro de Lex não é tarefa difícil para um ex-agente do FBI. Mas, na mesma boate onde o encontra, Myron é surpreendido ao ver Kitty, a mulher que fugiu com seu irmão, Brad, e o afastou para sempre da família.Tentando ajudar a amiga e ao mesmo tempo reencontrar o irmão mais novo, Myron se vê preso numa rede de segredos obscuros que põe em risco as pessoas que ele mais ama. Em Alta tensão, Harlan Coben mais uma vez consegue construir uma trama envolvente, que fala de fama, ganância e rivalidade, e surpreende por seu toque humano.



 Livro 5: Quando Ela Se Foi

Gênero: Suspense
Número de Páginas: 250
Sinopse: Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã. Depois disso, se reencontraram apenas uma vez, antes de ela partir sem deixar vestígio. Agora, no meio da madrugada, Terese telefona pedindo a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins. Em pouco tempo eles descobrem que Rick foi assassinado e que Terese é a principal suspeita.Porém algo ainda mais atordoante é revelado: perto do corpo havia fios de cabelo e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal, que morreu muitos anos antes. Logo Myron se vê numa perseguição pelas ruas de Paris e de Londres, tentando desvendar a morte de Rick e o destino da filha que Terese pensava ter perdido para sempre.


Infelizmente, se eu fosse falar de todos os livros dele, esse texto, teria no minímo, umas 20 páginas. Por isso optei por trazer apenas 5 deles para que agora eu possa listar pra vocês 5 motivos pelos quais você deveria ler algo do autor COM URGÊNCIA:

Motivo 1: Myron Bolitar

Presente em nada menos que 11 livros do autor, Myron um ex-atleta que após sofrer um acidente, abriu uma agência de investição particular e junto com seus assistentes, resolvem casos de assassinato que envolvam os clientes que representam. Myron é uma espécie de Robert Langdon criada por Harlan e de fato é um de seus personagens mais emblemáticos e carismáticos. Myron é sarcástico e sua personalide ácida dá um tom muito divertido para as histórias e a cada novo volume, Coben acrescenta mais profundidade e peso ao personagem. Posteriormente, uma nova série de livros começou a ser escrita pelo autor, trazendo o sobrinho de Myron, Mickey como protagonista nos livros Refúgio (2011), Uma Questão de Segundos (2012) e A Toda Prova (2014). Para quem se interessar, deixo na imagem abaixo a ordem dos livros que fazem parte da série do Myron.


 

Motivo 2: Finais supreendentes

Harlan Coben é um dos melhores romancistas policiais da atualidade. O talento com que o autor cria histórias complexas dá a ideia de que é fácil escrever uma história do gênero, quando sabemos muito bem que não é assim. O mesmo vale para seus finais que são sempre surpreendentes e arrebatadores. Por mais que o autor nos dê pistas ao longo da narrativa, muitas vezes somos guiados para uma outra direção e Coben esconde a verdade bem embaixo do nosso nariz. Eu amo ser surpreendido e ser pego de surpresa e com o autor sei que vai ser um tiro certeiro. 

Motivo 3: Personagens carismásticos

Como eu falei no caso do Myron, o personagem é muito carismático e cativante, no entanto, podemos extender essas características para quase todos os personagens de seus livros, até os que não fazem parte da série de Myron ou de seu sobrinho. Os protagonistas de suas histórias são sempre construídos com muito cuidado e humanizados; não possuem esteriótipos ou muito menos a definição de mocinho e vilão. Todos possuem pontos positivos e negativos, assim como são capazes de desempenharem coisas boas ou ruins na história. É muito chato quando você pega um livro pra ler que o personagem é 100% bonzinho e luta contra o vilão 100% malvado. Nos romances de Coben, cada personagem é bem construído, com suas motivações específicas e particularidades em suas características.

Motivo 4: Diversidade nas histórias

Okay, sejamos sinceros. Harlan Coben não é um dos autores mais versáteis do mundo. Aliás, não sei se o mesmo já chegou a publicar algo que não fosse suspense policial; No entanto, mesmo que o autor se mantenha dentro de um único gênero, suas histórias nunca são iguais, assim como seus personagens. Tem história de desaparecimento, morte, filhos perdidos, serial killers... Tem para todos os gostos. O catálogo de histórias de Coben é vasto e garanto que vai conseguir encontrar alguma história que te agrade.

Motivo 5: Narrativa ágil 

Se até aqui eu não consegui te convencer, vamos pensar em algo: Talvez suspense nãos seja o seu gênero. Eu entendo. Talvez você tenha receio em ler alguma história que se extenda por muitas e muitas páginas. Reparem bem nos 5 livros que citei acima a quantidade de páginas. De todos os livros que li do Coben, nenhuma delas passou de 300 páginas (alguns livros eu li em apenas 1 dia, mas deixa isso quieto). O autor não escreve histórias grandes e sua narrativa é sempre agil e direta. Ele não perde tempo com descrições exageradas, personagens que não fazem diferença na história ou tampouco tenta enrolar o leitor. São livros rápidos e dinâmicos e suas histórias tão cativantes que você acaba sem nem ao menos perceber.

Bem, dito isso tudo, eu espero muito que vocês tenham gostado da postagem especial e, que de alguma forma, tenha despertado a curiosidade de conhecerem um pouquinho as obras desse autor que é um dos meus favoritos. Me avisem caso tenham gostado desse estilo de postagem, pois posso pensar em trazer mais textos nesse estilo aqui pro Cores.

Até a próxima!



  1. eu amo listas!! Não conte a ninguém é o que mais quero ler!!!
    é um autor que já adiei conhecer a escrita por falta de tempo, mas que tenho certeza que vou amar as obras!
    É uma questão de começar e sei que não vou mais parar de ler!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane! Você disse que gosta de listas? Se prepara que tenho muitas outras aqui!

      Eu também tenho certeza que vai amar, assim que começar não vai querer parar mais! 💙

      Excluir
  2. Adoreeeeei o estilo de postagem! Achei bem inovadora a forma que você escolheu para nos apresentar um pouquinho do autor. Ainda não li nada do Harlan Coben, mas a minha curiosidade em relação a ele só cresce de tanto que eu tenho ouvido falar, rsr. E o seu post acabou contribuindo para isso também! Dos finais surpreendentes eu já tinha ouvido falar, mas eu tinha certo medo de que acabassem sendo livros um tanto quanto genéricos ou sei lá. Não tão diferentes um do outro. Mas você disse que eles conseguem ser diversos, então talvez esse problema esteja só na minha cabeça mesmo. Preciso ler para conhecer o quanto antes.

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa! Muito obrigado por seu feedback, fico feliz que tenha gostado do estilo de postagem; irei trazer mais alguns dessa maneira!

      Sim, Harlan é muito sagaz e criativo e é uma das coisas que mais gosto no autor. Talvez por qualquer outro elemento você não va curtir seus livros, mas tédio de utilizar sempre as mesmas soluções eu te garanto que não! Hahahahaja

      Grande beijo!

      Excluir
  3. Olá Gabriel.
    Harlan Coben é meu autor favorito no suspense. Já li 22 obras do autor, sendo minha favorita Desaparecido Para Sempre que foi fantástica do inicio ao fim. Gostei bastante do seu post, pois fico feliz em ver algo do autor por aqui.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!

      Temos quase uma perita em Harlan Coben aqui! Hahaha eu confesso que preciso a retomar as leituras do autor, vale a pena demais.

      Obrigado por seu comentário, fico feliz que tenha gostado da postagem. Grande beijo!

      Excluir