Slide

Blog Conheça o novo Cores 07/02/2019

Lista: Metas para 2019

Foto: Gabriel Ferrari
Oi, gente! Tudo bem com vocês? 

Primeiro post de 2019! Antes de tudo, gostaria de desejar uma vez mais, um feliz ano novo, espero que a virada de vocês tenha sido bem tranquila e que vocês tenham aproveitado muito e descansado para recarregar as energias e encarar o ano que está chegando. Estou muito animado, cheio de projetos e planos bem legais e interessantes que requerem um pouco mais de planejamento da minha parte, porém, teremos tempo de conversar mais adiante a respeito disso.

O meu objetivo com esse post é mostrar um pouquinho pra vocês dos livros que separei como as minhas metas de 2019. Até o presente momento minha lista de desejos está com algo em torno de 50 obras, mas fazer um post comentando sobre todos eles além de ficar gigantesco, tenho certeza que vocês não teriam paciência para ler, então resolvi enxugar um pouco a lista e trazer alguns títulos que futuramente irão se transformar em resenhas aqui no site. Já posso adiantar que tem para todos os gostos: True crime, suspense, ficção, biografia, romance, poesia... são tantos livros e de tantos gêneros e sub gêneros diferentes que para facilitar a organização do post, dividi em algumas categorias que iremos comentar mais adiante.



Biografias 

Eu nunca tive o hábito em ler biografias, sempre me pareceu um gênero pouco interessante e atrativo, porém, como quero fazer que o ano de 2019 seja repleto de desafios e quero fugir da minha zona de conforto, selecionei dois ou três títulos do gênero para iniciar minhas leituras, quem sabe seja aí uma ótima oportunidade de me apaixonar por um gênero novo e realizar ótimas leituras. (Lembrando que estou aberto a sugestões de títulos!)

Leonardo Da Vinci - Walter Isaacson


Título: Leonardo Da Vinci 
Autor(a): Walter Isaacson 
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2017 
Número de Páginas: 640
ISBN: 9788551002575
Sinopse: Com base em milhares de páginas dos impressionantes cadernos que Leonardo Da Vinci manteve ao longo de boa parte da vida e nas mais recentes descobertas sobre sua obra e trajetória, Walter Isaacson, biógrafo de algumas das mentes mais inovadoras e influentes de nossa história, como Einstein e Steve Jobs, tece uma narrativa que conecta arte e ciência, revelando momentos inéditos da história de Leonardo. Desfazendo-se da aura de super-humano muitas vezes atribuída ao artista, Isaacson mostra que a genialidade de Leonardo estava fundamentada em características bastante palpáveis, como a curiosidade, uma enorme capacidade de observação e uma imaginação tão fértil que flertava com a fantasia.

Compre Leonardo da Vinci: Amazon | Saraiva | Submarino 


Stephen King. A Biografia. Coração Assombrado - Lisa Rogak


Título: Stephen King. A Biografia. Coração Assombrado
Autor(a): Lisa Rogak
Editora: Darkside
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 320
ISBN: 9788594540393
Sinopse: Longa vida ao Rei. Stephen King completa 70 anos no próximo dia 21 de setembro de 2017 e para celebrar em grande estilo a DarkSide® Books está relançando neste mês de aniversário a biografia do mestre numa edição especial para colecionadores. Stephen King. A Biografia: Coração Assombrado foi um dos primeiros títulos lançados pela DarkSide®, em 2013, e a edição original estava esgotada. Mas, como o próprio King diria: às vezes eles voltam! Todos os fantasmas e os segredos do autor de O Iluminado e It: A Coisa são revelados mais uma vez. Aproveite, quem é fã de verdade não pode perder esta nova edição, aprovada pelo mestre, que também comemora os 5 anos da DarkSide® Books. Com 300 milhões de livros vendidos e mais de 50 prêmios por suas obras, Stephen King tornou-se parte da história da cultura pop mundial. Um gênio que produz incessantemente há mais de quatro décadas, King está no Guinness Book como o autor vivo com o maior número de adaptações para o cinema. Em A Biografia: Coração Assombrado, você vai viajar ao estado do Maine real, onde Stephen King nasceu, e entender de onde veio a inspiração para o universo fantástico de Castle Rock. Descubra quem é o homem por trás do mito. Nesta obra indicada ao Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Biografia, a jornalista Lisa Rogak nos conduz, com rigor e pesquisa, pelo universo peculiar de Stephen King. Reconstitui sua infância difícil marcada pelo ausência do pai, que estranhamente se conecta com o Brasil, revela suas angústias e seus medos mais profundos como autor, resgata os primeiros contatos do jovem King com a escrita e sua luta contra a dependência química.

Compre Coração Assombrado: Amazon | Darkside | Submarino 



O Diário de Myriam - Myriam Rawick 


Título Original: Myriam's Diary
Autor(a): Myriam Rawick
Editora: Darkisde
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 320
ISBN: 9788594541222
Sinopse: Myriam Rawick começou a escrever em seu diário aos oito anos de idade. Seus registros sobre a Guerra da Síria compreendem o período entre novembro de 2011 e dezembro de 2016. Refugiada em sua própria cidade, Myriam viu seu lar ser devastado e conta como Alepo, uma das cidades mais antigas do mundo, foi destruída num piscar de olhos. Desde o fim das hostilidades em sua cidade natal, Myriam voltou para lá apenas uma vez. Ainda assim, algumas coisas continuam iguais: ela segue escrevendo sobre sua vida em seu diário. 

Compre O Diário de Myriam: Amazon | Darkside | Submarino




Livros Históricos

Apesar de não ser um gênero "oficial" da literatura, romances históricos me agradam demais, principalmente os que mesclam a ficção com histórias reais. Apesar de ser um período conturbado e muito triste da nossa história, acredito que seja de suma importância que tenhamos o maior contato possível com obras de ficção e não ficção ambientas em diversos períodos históricos para que possamos entender o que aconteceu e, acima de tudo, evitar que o erros do passado possam ser cometidos novamente, sobretudo por falta de informação e conhecimento. A Segunda Guerra Mundial sempre me interessou demais e por isso selecionei três títulos que retratam assuntos distintos mas muito pertinentes a serem conhecidos e discutidos por nossa sociedade.

Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz - Olga Lengyel


Título Original: Hitler's ovens
Autor(a): Olga Lengyel 
Editora: Crítica
Ano de Publicação: 2018
Número de Páginas: 240
ISBN: 8542214285
Sinopse: A história real de uma mulher sobrevivente de Auschwitz. Olga escreveu este livro com a leveza de um diário – apesar de nunca ter sido. Nele, ela conta em detalhes como era a vida no campo, mostrando com clareza e simplicidade o horror cometido pelos alemães. Olga Lengyel conta, de forma sincera e aberta, uma das histórias mais horripilantes de todos os tempos. Este relato verdadeiro e documentado é o registro íntimo e diário de uma mulher que sobreviveu ao pesadelo de Auschwitz e Birkenau. Uma experiência relatada de maneira chocante.

Compre Os Fornos de Hitler: Amazon | Saraiva | Submarino 


O Tatuador de Auschwitz - Heather Morris


Título Original: The Tattooist of Auschwitz 
Autor(a): Heather Morris 
Editora: Planeta 
Ano de Publicação: 2018
Número de Páginas: 240
ISBN: 8542212932
Sinopse: A incrível história, baseada em fatos, de um amor que os cruéis muros de Auschwitz não foram capazes de impedir Nesse romance histórico, um testemunho da coragem daqueles que ousaram enfrentar o sistema da Alemanha nazista, o leitor será conduzido pelos horrores vividos dentro dos campos de concentração nazistas e verá que o amor não pode ser limitado por muros e cercas. Lale Sokolov e Gita Fuhrmannova, dois judeus eslovacos, se conheceram em um dos mais terríveis lugares que a humanidade já viu: o campo de concentração e extermínio de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. No campo, Lale foi incumbido de tatuar os números de série dos prisioneiros que chegavam trazidos pelos nazistas – literalmente marcando na pele das vítimas o que se tornaria um grande símbolo do Holocausto. 

Compre O Tatuador de Auschwitz: Amazon | Saraiva | Submarino


Recordando Anne Frank - Miep Gies


Título Original: Anne Frank Remembered
Autor(a): Miep Gies
Editora: Gutenberg
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 250
ISBN: 8582354894
Sinopse: Por mais de dois anos, Miep e seu marido ajudaram a esconder judeus dos nazistas. Como milhares de heróis desconhecidos do Holocausto, eles arriscaram suas vidas todos os dias para levar comida, notícias e apoio emocional às vítimas.Neste livro, Miep Gies relembra seus dias com honestidade e sensível clareza. Ela narra desde sua sua infância sofrida como refugiada da Primeira Guerra Mundial até o momento em que coloca o pequeno diário xadrez de Anne Frank nas mãos de seu pai, Otto Frank. O diário ficou guardado com Miep por muitos anos, e graças a ela, ele pode ser publicado.

Compre Recordando Anne Frank: Amazon | Saraiva | Submarino 


Distopias

Em minha opinião, a melhor forma de fazer uma crítica a nossa sociedade e que seja de fácil entedimento são através de distopias. Em 2018 tive a grande oportunidade de ler dois grandes livros que sem dúvida alguma entraram para as melhores leituras da minha vida: O Conto da Aia e Lua de Larvas. Ah, caso vocês queiram ler o post especial que fiz com as melhores leituras do ano, basta clicar aqui. Os três títulos que selecionei para essa categoria são livros bem conhecidos e servem como referência para a criação de novas histórias distópicas. Faz muito tempo que quero ler, porém sempre acabo encaixando uma outra leitura no lugar. Em 2019 vai!

Laranja Mecânica - Anthony Burgess


Título Original: A Clockwork Orange
Autor(a): Anthony Burgess
Editora: Aleph
Ano de Publicação: 1962
Número de Páginas: 224
ISBN: 8576570033
Sinopse: Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. 


Compre Laranja Mecânica: Amazon | Saraiva | Submarino 


Fahrenheit 451 - Ray Bradbury


Título Original: Fahrenheit 451
Autor(a): Ray Bradbury
Editora: Biblioteca Azul
Ano de Publicação: 1953
Número de Páginas: 216
ISBN: 8525052248
Sinopse: O livro descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. A leitura deixou de ser meio para aquisição de conhecimento crítico e tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos, suficiente apenas para que saibam ler manuais e operar aparelhos. Fahrenheit 451 tornou-se um clássico não só na literatura, mas também no cinema.

Compre Fahrenheit 451: Amazon | Saraiva | Submarino


Vox - Christina Dalcher


Título Original: Vox 
Autor(a): Christina Dalcher 
Editora: Arqueiro 
Ano de Publicação: 2018  
Número de Páginas: 320
ISBN:  8580418895 
Sinopse: O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade.Esse é só o começo, em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir.Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.


Compre Vox: Amazon | Saraiva | Submarino



Thriller/Suspense

Chegou a hora de falar dos meus queridinhos. Eu simplesmente não consigo fazer uma lista de metas de leitura para o ano sem pensar, em no mínimo, uns 10 títulos de Thrillers policiais e obras de suspense, que, como vocês sabem muito bem, são meus gêneros literários favoritos, juntinho com terror. Foi extremamente difícil selecionar apenas 3 livros para colocar aqui na lista para vocês, mas após um "campeonato" e várias eliminações, cheguei ao top 3 de livros de suspense que estou ansioso para ler em 2019.

Filme noturno - Marisha Pessl


Título Original: Night Film
Autor(a): Christina Dalcher
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2014
Número de Páginas: 624
ISBN: 9788580575903
Sinopse: Em uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia suspeite de suicídio, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo mais por trás dessa história. Seu interesse pelo caso não é gratuito: Ashley é filha do famoso e recluso diretor de filmes de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, teve um papel trágico na vida de McGrath.Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou perto do cineasta, McGrath perdeu o casamento e a carreira. Dessa vez, pode acabar perdendo muito mais.

Compre Filme Noturno: Amazon | Saraiva | Submarino

Lugares Escuros - Gillian Flynn


Título Original: Dark Places
Autor(a): Gillian Flynn 
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2009 
Número de Páginas: 352
ISBN: 8580578213
Sinopse: Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua.Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos?

Compre Lugares Escuros: Amazon | Saraiva | Submarino 


O Homem de Areia - Lars Kepler


Título Original: Sandman
Autor(a): Lars Kepler
Editora: Alfaguara 
Ano de Publicação: 2018
Número de Páginas: 505
ISBN: B07GFQCHKB
Sinopse: Em uma noite extremamente fria em Estocolmo, um homem aparece sozinho e desnorteado em uma ponte. Quando ele é encontrado, a hipotermia já toma conta de seu corpo. Ao ser levado para um hospital, descobre-se que há sete anos ele foi declarado morto.Seu assassinato foi creditado ao serial killer Jurek Walter, que foi preso há alguns anos pelo detetive Joona Linna e sentenciado a prisão perpétua em uma ala psiquiátrica. Enquanto investiga o aparecimento desse homem e tenta entender onde ele esteve durante os últimos sete anos, evidências desconhecidas começam a aparecer e influenciar o caso que já estava arquivado.


Compre O Homem de Areia: Amazon | Saraiva | Submarino 



Como citei lá no início, essa é uma versão reduzida de toda a minha lista de leituras para 2019. Caso você queira vê-la completa, te convido a me seguir no Skoob, onde mantenho minha estante toda organizada e lá vão poder ver todos os títulos que espero ler ao longo dos 12 meses. (Com que tempo eu ainda não sei.) Acredito que esse tipo de post é uma maneira legal e divertida de iniciarmos o ano, e peço dois favores pra vocês: Conta pra mim nos comentários se vocês gostam desse tipo de lista que posso pensar em umas bem legais pra trazer aqui pra vocês ao longo do ano. Quero que vocês também participem ativamente, então, gostaria que compartilhassem comigo as suas metas literárias para 2019, quero conhecer melhor a respeito das suas preferências literárias (e de quebra ainda descobrir mais títulos para a minha lista pessoal hehehe). Semana que vem já estaremos de volta a programação normal e já trarei uma resenha de um livro ótimo que eu li um pouco antes da virada do ano. Já adianto: É um livro nacional. :)

É isso, tenham uma boa semana e um ótimo 2019 para todos nós!

Nos vemos no próximo sábado.

  1. Oi Gabriel.
    Eu te admiro por você gostar de bioografias, eu corro como o diabo foge da cruz k
    Das suas leituras eu quero ler Laranja Mecânica que parece ser bem meu estilo.
    Espero que goste.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bacana a sua lista de livros pra meta de 2019! Gostei das categorias diferentes, selecionou leituras bem abrangentes. Biografias também não leio muito, mas nem é por não gostar, é só que acaba não dando tempo. xD Gostei da sua colocação sobre livros históricos. A gente realmente não pode esquecer certas coisas, para que não aconteçam de novo! Distopias, amo! São realmente uma ótima forma de crítica! Também quero muito ler Laranja mecânica. Vox também tá dentro dos meus desejados. Thriller/suspense/terror também amo! Mas até que li bastante no fim do ano e já comecei 2019 lendo um também, rsr.

    Ah, eu adoro esse tipo de lista de leituras sim! Pode postar mais, rsr. Sobre as minhas metas, já estão lá no último post do meu blog, se quiser dar uma olhada. ^^ Mas não fiz nenhuma seleção específica.

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse ano pretendo ler Vox também, como quero essa biografia do Leonardo. Já li Fahrenheit 451 - só posso dizer que amei. Amei muito suas escolhas, os que ainda não li fiquei muito interessada em ler, em especial O Tatuador de Auschwitz. Desejo a ti um ano repleto de realizações e claro de leituras maravilhosas.

    ResponderExcluir