Lista | Os melhores livros de suspense da minha vida (até agora)

11 de ago de 2018
Foto: Gabriel Ferrari

Olá, pessoas! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Como alguns de vocês sabem por eu já ter citado em algumas outras resenhas que fiz aqui no Cores, meus gêneros literários favoritos são suspense/terror/thriller. Amo a sensação de apreensão que as obras despertam em mim, gosto de mergulhar na história e muitas vezes - quase sempre - me coloco na pele dos personagens, criando teorias e tentando resolver mistérios. Já li muitos livros dos gêneros citados acima; quando entro em uma livraria ou faço compras pela internet, vou logo na sessão policial checar os lançamentos. Alguns deles criei grandes expectativas mas acabei me decepcionando, seja por enredo, personagens mal construídos, história clichê, escrita arrastada, etc. 

Em contrapartida, outros foram capazes de me fazer prender o fôlego e ser incapaz de desgrudar os olhos das páginas, na velha história do “é só mais um capítulo” (e ler até às 6h da manhã). Pensando nisso, pensei em fazer uma lista com os 5 melhores livros de suspense que já li até agora em minha trajetória como leitor. Me refiro até agora, pois recentemente fiz uma compra com títulos que estou extremamente ansioso para ler e espero trazer resenhas aqui pra vocês.

Vamos começar?





5º Lugar: Nêmesis - Agatha Christie 


Título Original: Nemesis
Ano de Publicação:1971
Gênero: Suspense, Investigativo
Editora: Nova Fronteira
Número de Páginas: 266
ISBN: 9788520939895
Sinopse: Ao folhear seu jornal vespertino, Miss Jane Marple se depara com a inesperada notícia da morte de Jason Rafiel, um milionário que a ajudou a evitar uma tragédia não muito tempo atrás, numa viagem ao Caribe. Uma semana depois, ela descobre que o finado lhe deixou uma herança? que ela só receberá se conseguir solucionar mais um mistério.
Mas como resolver esse caso se Mr. Rafiel não forneceu qualquer informação acerca do crime, do lugar, do assassino ou da vítima? Por onde Miss Marple poderia sequer começar? Seria essa apenas uma brincadeira de mau gosto? Ou o ato final que provará, de uma vez por todas, sua perspicácia e vocação como a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapável?

O que dizer da rainha do crime? É claro que precisava incluir ao menos um livro de Agatha nessa lista. Ela possui uma escrita muito particular e envolvente. Seus personagens são extremamente bem construídos e Agatha sabe muito bem como nos guiar através do suspense ao longo de suas páginas. Foi minha mais recente leitura da autora (ainda prefiro O Assassinato no Expresso do Oriente ou Cai O Pano), porém achei válido trazer aqui para vocês uma história menos conhecida para que outras obras da autora também sejam divulgadas, já que a qualidade é inegável.


4º Lugar: Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Título Original: Bird Box
Ano de Publicação: 2015
Gênero: Terror, Suspense
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 272 
Sinopse: Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Talvez dessa lista esse tenha sido o suspense que mais me deixou curioso para ler. Acho a capa muito bonita e misteriosa, assim como seu nome. A obra me foi indicada através de um desafio literário e eu simplesmente devorei o livro. Sua escrita é marcada por frases rápidas e curtas, o que contribui pra história se desenvolver num ritmo acelerado e de tirar o fôlego. O final é aberto e de livre interpretação por parte do leitor, o que faz com que A Caixa de Pássaros se torne ainda mais misteriosa, em uma história emblemática que mistura suspense, uma boa dose de terror em um cenário pós apocalíptico.

3º Lugar: Em Águas Sombrias - Paula Hawkins

Título Original: Into The Water
Ano de Publicação: 2017
Gênero: Suspense, Investigativo 
Editora: Record
Número de Páginas: 364
ISBN: 9788501109941
Sinopse: Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos...

Eu já havia ouvido falar de A Garota No Trem, da mesma autora, e ele se encontrava em minha lista de leituras, porém, por falta de tempo acabei deixando passar e apenas assisti ao filme, que é sensacional. Quando soube que Paula iria lançar um novo livro, não exitei em comprar e ainda bem que o fiz. A história é tão envolvente que é impossível soltar e fazer outra coisa. A história da cidade é muito bem construída e o clima de apreensão é constante, porém o ponto forte do livro são os dramas familiares e personagens extremamente humanizados e palpáveis com a nossa realidade, você quase se sente dentro do livro. Foi um suspense que me fez ficar horas refletindo e mesmo tendo descoberto o final antes do término da leitura, é uma obra que vale muito a pena.


2º Lugar: Desaparecido Para Sempre - Harlan Coben 

Título Original: Gone for Good
Ano de Publicação: 2002
Gênero: Suspense, Investigativo 
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: ---
ISBN: 9788599296707
Sinopse: No leito de morte, a mãe de Will Klein lhe faz uma revelação: seu irmão mais velho, Ken, desaparecido há 11 anos e acusado do assassinato de sua vizinha Julie Miller, está vivo. Embora a polícia o considere um fugitivo, a família sempre acreditou em sua inocência.
Ainda aturdido por essa descoberta e tentando entender o que realmente aconteceu com seu irmão, Will se depara com outro mistério: Sheila, seu grande amor, some de repente. O FBI suspeita que ela esteja envolvida no assassinato de dois homens. Apesar de estarem juntos há quase um ano, Sheila nunca revelou muito sobre o seu passado.
Enquanto isso, Philip McGuane e John Asselta, dois criminosos que eram amigos de infância de Ken, passam inexplicavelmente a rondar a vida de Will.
Para descobrir a verdade por trás desses acontecimentos, ele conta apenas com a ajuda de Squares – seu colega de trabalho em uma fundação de assistência a jovens carentes e proprietário de uma escola de ioga famosa entre as celebridades, o que lhe garante acesso a todo tipo de pessoas e de informações.

Ao se tratar de Harlan Coben, qualquer um de seus livros poderiam estar nessa lista. Já devo ter lido em torno de 10 livros do autor e fico impressionado como Harlan é capaz de criar histórias tão ricas e engenhosas em uma teia de fatos tão envolvente e bem construídas. Nada no livro acontece por acaso, sua escrita é bem definida e marcada, o final é surpreendente e o plot twist é de fazer cair o queixo.

1º Lugar: O Aliciador - D. Carisi

Título Original: Il suggeritore
Ano de Publicação: 2009
Gênero: Suspense, Investigativo 
Editora: Record
Número de Páginas: ---
ISBN: 9788501087331
Sinopse: O criminologista Goran Gavila e a equipe de homicídios enfrentam um caso perturbador, que exige toda a habilidade dos policiais do Esquadrão Especial: seis braços direitos são desenterrados em um bosque, cinco meninas entre 9 e 13 anos estão desaparecidas. Liderada por Gavila e pelo Capitão Roche, a equipe segue as pistas do caso e, um a um, os corpos das garotinhas emergem, deixando evidente que o culpado é um serial killer cuja frieza e ferocidade não têm limites. As esperanças de que uma sexta menina esteja viva provocam uma corrida contra o tempo, mas as pistas, em vez de levarem a equipe ao culpado, revelam-se parte de um plano friamente arquitetado pela mente cruel e brilhante do assassino, que parece estar sempre um passo à frente. Em cada cena de crime, novas evidências levam os detetives a acreditar que não se trata de apenas um, mas de vários assassinos, agindo em conjunto. É quando se junta a eles a investigadora Mila Vasquez, especialista em casos de sequestro. Aos poucos a polícia descobre que seu alvo é capaz de assumir as aparências mais variadas, colocando-os à prova incessantemente.

E a medalha de ouro vai para a obra italiana da lista. Escolhi como o primeiro, pois nada que eu havia lido até então me preparou para esse livro que me atingiu como um chute no estômago - de um jeito positivo, é claro. Eu perdi o sono e ficava inquieto querendo ler mais, precisava saber da identidade do assassino, queria esclarecer tudo e mais uma vez, uma história repleta de reviravoltas e plot twists. Inclusive gostaria muito que os direitos da obra fossem comprados para a realização de um filme; a história é a cara de Hollywood.


Bônus: Sementes no Gelo - André Vianco

Título Original: Sementes no Gelo
Ano de Publicação: 2002
Gênero: Suspense, Investigativo, Sobrenatural 
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 174
ISBN: 8588916096
Sinopse: Em ´Sementes no Gelo´, o leitor ingressa no mundo de espíritos atormentados, impedidos de reencarnar. Muitos se enraivecem e lançam sua fúria sobre todos que lhe chamam atenção e interpõe em seus caminhos. Um detetive, por acaso, desvenda os mistérios em torno destes espíritos, tornando-se o inimigo número um das perigosas entidades.


A menção honrosa dessa lista vai para uma leitura nacional, em uma mistura de suspense com um terror voltado para o sobrenatural. O livro é curtinho, mas a história é igualmente envolvente e cativante, André escreve super bem e constrói o enredo de Sementes no Gelo de uma maneira coesa e interessante. O final não é lá grandes coisas, mas com certeza o livro irá te proporcionar algumas boas horas de entretenimento e apreensão.


Então é isso, gente, espero que vocês tenham gostado da minha lista, tentei fazê-la com livros não tão famosos mas que são igualmente bons (ou superiores) a grandes best sellers, acho legal receber indicações de livros que ficam longe da grande mídia, já encontrei muitas obras boas por aí. Não se esqueça de me contar nos comentários qual o seu livro favorito do gênero. Nos vemos no próximo sábado! Ciao!





0 Comentários:

Postar um comentário