5 motivos para ler Carlos Ruiz Zafón

4 de ago de 2018
Foto: Gabriel Ferrari
Ei, pessoas! Tudo bem?

Pensei muito a respeito do texto que iria trazer hoje aqui pra vocês no Cores, pois não sabia exatamente como substituir meu plano inicial; Devido a alguns problemas pessoais e a rotina de trabalho e estudos que tenho certeza que vocês sabem muito bem como é, não consegui finalizar a leitura que havia planejado, mas não tem problema, irei trazê-la em um outro momento. Para não deixar vocês na mão, resolvi adiantar um texto que por muito tempo venho pensando em fazer, mas não sabia como, pois é uma tarefa extremamente difícil falar sobre seu autor favorito, não é mesmo?

Pois bem, resolvi deixar minhas inseguranças de lado e essa hora chegou. Desde que iniciei minha carreira como resenhista e afins, sabia que em algum momento seria necessário criar esse texto, mas nunca me senti preparado para falar a respeito, diante de tantos sentimentos que brotam ao pensar em tais livros. Quando as pessoas me perguntam qual é meu livro favorito, automaticamente a resposta "A Sombra do Vento" pipoca em minha mente e, ao se tratar de Zafón, TODOS seus livros são meus favoritos. 

Dito isso, tive a ideia de trazer um pequeno resumo de seus principais livros e elaborar uma lista com 5 motivos para que você dê uma chance a escrita maravilhosa e única de Carlos Ruiz Zafón. Garanto que irão gostar. Bora?

"...Quando era moleque, não costumava a ler romances catalogados como "juvenis". Minha ideia de um romance para jovens era a mesma que tinha de um romance para qualquer leitor. [...] Resolvi escrever um romance que eu teria gostado de ler quando tinha 13, 14 anos, mas que continuasse a me interessar também aos 23, 43, 83." - Carlos Ruiz Zafón. 


 
O Princípe da Névoa

Título Original: El príncipe de la niebla
Ano de Publicação: 1993
Gênero: Romance, Suspense
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 180
ISBN: 9788581051222
Sinopse: Em 1943, a família do jovem Max Carver muda para um vilarejo no litoral, por decisão do pai, um relojoeiro e inventor. Porém, a nova casa dos Carver está cercada de mistérios. Atrás do imóvel, Max descobre um jardim abandonado, contendo uma estranha estátua e símbolos desconhecidos. Os novos moradores se sentem cada vez mais ansiosos: a irmã de Max, Alicia, tem sonhos perturbadores, enquanto ao outra irmã, Irina, ouve vozes que sussurram para ela de um velho armário. Com a ajuda de Roland, um novo amigo, Max também descobre os restos de um barco que afundou há muitos anos, numa terrível tempestade. Todos a bordo morreram na ocasião, menos um homem - um engenheiro que construiu o farol no fim da praia.  Enquanto os adolescentes exploram o naufrágio, investigam os mistérios e vivem um primeiro amor, um diabólico personagem surge na trama. Trata-se do Príncipe da Névoa, um ser capaz de conceder desejos a uma pessoa, ainda que, em troca, cobrasse um preço demasiadamente alto.


O Palácio da Meia Noite

Titulo Original: El palacio de la medianoche
Ano de Publicação: 1994
Gênero: Romance, Suspense, Aventura
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 271
ISBN: 9788581051598
Sinopse: Ben e Sheere são irmãos gêmeos cujos caminhos se separaram logo após o nascimento: ele passou a infância num orfanato, enquanto ela seguiu uma vida errante junto à avó, Aryami Bosé. Os dois se reencontram quando estão prestes a completar 16 anos. Junto com o grupo Chowbar Society, formado por Ben e outros seis órfãos e que se reúnem no Palácio da Meia-Noite, Ben e Sheere embarcam numa arriscada investigação para solucionar o mistério de sua trágica história.Uma idosa lhes fala do passado: um terrível acidente numa estação ferroviária, um pássaro de fogo e a maldição que ameaça destruí-los. Os meninos acabam chegando até as ruínas da velha estação ferroviária de Jheeter’s Gate, onde enfrentam o temível pássaro.



As Luzes de Setembro

Título Original: Las luces de septiembre
Ano de Publicação: 1995
Gênero: Romance, Suspense, Aventura
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 232
ISBN: 9788581051925
Sinopse: Durante o verão de 1937, Simone Sauvelle fica de repente viúva e abandona Paris junto com os filhos, Irene e Dorian. Eles se mudam para uma cidadezinha no litoral da Normandia, e Simone começa a trabalhar como governanta para Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos que mora na mansão Cravenmoore com a esposa doente. Lazarus demonstra ser um homem agradável, trata com consideração Simone e os filhos, a quem mostra os estranhos seres mecânicos que criou: objetos tão bem-feitos que parecem poder se mover por conta própria. Já Irene, fica encantada com a beleza do lugar e por Ismael, o pescador primo de Hannah, cozinheira da casa. Os dois logo se apaixonam. Todos estão animados com a nova vida quando acontecimentos macabros e estranhas aparições perturbam a harmonia de Cravenmoore: Hannah é encontrada morta, e uma sombra misteriosa toma conta da propriedade. Juntos, Irene e Ismael, desvendam o segredo da espetacular mansão repleta de seres mecânicos e sombras do passado,enfrentam o medo e investigam as estranhas luzes que brilham através da névoa em torno do farol de uma ilha.


 Marina

Título Original: Marina
Ano de Publicação: 1999
Gênero:
Romance, Suspense, Aventura
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 189
ISBN: 9788581050164
Sinopse: Na Barcelona dos anos 1980, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai idoso. Em passeios pela cidade, os dois presenciam uma cena estranha num cemitério e se envolvem na resolução de um mistério que remonta aos anos 1940. Numa tentativa inútil de escapar da própria memória, Oscar abandona sua cidade. Acreditava que, colocando-se a uma distância segura, as vozes do passado se calariam. Quinze anos mais tarde, ele regressa à cidade para exorcizar seus fantasmas e enfrentar suas lembranças - a macabra aventura que marcou sua juventude, o terror e a loucura que cercaram a história de amor. 


Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó e cujo cheiro ainda conservo nas mãos.

A Sombra do Vento 
 
Título Original:  La sombra del viento
Ano de Publicação: 2001
Gênero:
Romance, Suspense, Aventura
Editora: Suma de Letras  
Número de Páginas: 400
ISBN:
9788560280094
Sinopse: Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível. 

O tempo me ensinou a não perder as esperanças, mas também a não confiar demais nelas.

O Jogo do Anjo  


Título Original: El juego del ángel
Ano de Publicação: 2008
Gênero:
Romance, Suspense, Aventura
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 410
ISBN: 9788560280308
Sinopse: Enquanto guia seus leitores por cenários familiares, como a pequena livraria Sempere e Filhos e o mágico Cemitério dos Livros, Zafón constrói uma história que mistura o amor pelos livros, a paixão e a amizade.
Na Barcelona dos anos 20, David Martín é um jovem escritor fracassado, obcecado por um amor impossível e abatido por uma doença fatal. Até que vê sua sorte mudar ao receber uma oferta irrecusável. 


O Prisoneiro do Céu 

Título Original: El prisionero del cielo
Ano de Publicação: 2011
Gênero: Romance, Suspense, Aventura
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 246
ISBN: 9788581050737
Sinopse: Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A Sombra do Vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas. Quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria de Sempere em uma manhã em que Daniel está sozinho na loja. O homem misterioso entra e mostra interesse por um dos itens mais valiosos dos Sempere, uma edição ilustrada de O conde de Montecristo que é mantida trancada sob uma cúpula de vidro. O livro é caríssimo, e o homem parece não ter grande interesse por literatura; mesmo assim, demonstra querer comprá-lo a qualquer custo.O mistério se torna ainda maior depois que o homem sai da loja, deixando no livro a seguinte dedicatória: 'Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro'. Esta visita é apenas o ponto de partida de uma história de aprisionamento, traição e do retorno de um adversário mortal. Daniel e Fermín terão que compreender o que ocorre diante da ameaça da revelação de um terrível segredo que permanecia enterrado há duas décadas no fundo da memória da cidade.


O Labirinto dos Espíritos

Título Original: El laberinto de los espíritus
Ano de Publicação: 2016
Gênero: Romance, Suspense, Aventura
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 784
ISBN:
9788581050737
Sinopse: Madrid, anos 1950. Alicia Gris é uma alma nascida das sombras da guerra, que lhe tirou os pais e lhe deu em troca uma vida de dor crônica. Investigadora talentosa, é a ela que a polícia recorre quando o ilustre ministro Mauricio Valls desaparece; um mistério que os meios oficiais falharam em solucionar. Em Barcelona, Daniel Sempere não consegue escapar dos enigmas envolvendo a morte de sua mãe, Isabella. O desejo de vingança se torna uma sombra que o espreita dia e noite, enquanto mergulha em investigações inúteis sobre seu maior suspeito — o agora desaparecido ministro Valls. Os fios dessa trama aos poucos unem os destinos de Daniel e Alicia, conduzindo-os de volta ao passado, às celas frias da prisão de Montjuic, onde um escritor atormentado escreveu sobre sua vida e seus fantasmas; aos últimos dias de vida de Isabella, com seus arrependimentos e confissões; e a intrigas ainda mais perigosas, envolvendo figuras capazes de tudo para manter antigos esqueletos enterrados. 

Foto: Constantes & Variáveis


Certa ocasião ouvi um cliente habitual da livraria do meu pai comentar que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração. As primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado para trás, nos acompanham por toda a vida  esculpem um palácio em nossa memória ao qual mais cedo ou mais tarde - não importa o livro que leiamos, os mundos que descubramos, o quanto aprendamos ou nos esqueçamos - iremos retornar. 

Agora que já passeamos um pouco pelos livros de Zafón e estão cientes sobre o universo criado por ele, vamos ao que interessa: Por que você deveria dar uma chance ao autor e ler qualquer uma das obras citadas acima? Para isso trago agora a lista com 5 motivos criados por mim que ilustram muito bem suas obras.


1 - Romances de época e conteúdo histórico


O autor espanhol utiliza uma época remota de sua cidade natal para a construção de suas histórias. Quase todas se ambientam em uma Madrid pós guerra mundial, lutando para sair da depressão financeira e se reconstruir. Todos os livros possuem um forte conteúdo histórico de maneira didática, sem ser chata. Os livros abordam também aspectos culturais e artísticos da época, como costumes e hábitos em uma riqueza de detalhes que impressiona. Você se sente visitando os antigos casarões, as praças, museus e restaurantes de Madrid, enquanto mergulha em suas páginas repletas de suspense, mistério e aventura. 


2 - Personagens carismáticos


É uma tarefa extremamente fácil citar em cada um dos livros, 3 ou 4 personagens que me fizeram me apaixonar ainda mais pelas histórias de Zafón. Mesmo em seus livros de estrea, Zafón sempre conseguiu imprimir fortes personalidades em seus personagens extremamente complexos. Vilões, mocinhos, anti vilões, coadjuvantes: Tem espaço para todos que ganham seus destaques conforme a trama se avança. O destaque vai para a construção psicológica dos personagens que são muito humanizados e verdadeiros, quase todos marcados por eventos traumáticos do passado e que precisam encontrar uma maneira de seguir em frente.


3 - Finais nada previsíveis

A narrativa das histórias de Zafon possuem características inconfundíveis: O autor imerge o leitor em uma história densa e literal, repleto de alegorias, metáforas e muito, muito suspense. Mas tem pra todo gosto: Romance, aventura, ação, suspense, humor; a cada página é um misto de sentimentos.

É uma leitura rápida e nada cansativa, o autor sabe exatamente em que partes ele precisa se aprofundar na história para deixá-la interessante e nada massante. Quase todos os livros possuem um mistério principal que permeia a história, mas em momento algum te dá dicas para o desfecho da história, surpreendendo até o mais atento dos leitores. 


4 - Universo Literário 


Além de nos transportar para os anos dourados da cultura Européia, Zafón cria uma relação muito próxima de seus personagens com o universo dos livros. Por serem romances de época, Zafón utiliza os livros como principal ferramenta na construção de suas histórias. Diversos personagens compartilham o amor pela leitura e suas aventuras iniciam-se após se aventurarem pelas páginas de um livro. Cenários como a Livraria Sempere ou o Cemitério dos Livros Esquecidos se tornam comuns para os leitores que se sentem reconhecidos naqueles personagens. 


5 - Escrita inconfundível

A cereja do bolo fica por conta de sua escrita que soa quase poética para os leitores. Todos os diálogos são riquíssimos, assim como a narrativa, escrita de maneira objetiva e rebuscada. Você consegue sentir o zelo do autor em cada palavra, colocada estrategicamente para despertar um sentimento específico em quem está lendo sua história, sem fírulas ou enrolações. Sabemos o quão difícil é ser um leitor e conciliar seu escasso tempo com as milhares de obras que queremos ler, então não podemos perder tempo com uma escrita pouco objetiva e/ou atrativa, mas o autor consegue dar um banho de profissionalismo, aliando tudo o que um leitor busca nas páginas de um livro.



Foto: Gabriel Ferrari

Não é uma tarefa nada fácil falar sobre um autor que já marcou tanta em minha vida em situações tão distintas. Em certos pontos, sua leitura me ajudou a seguir em frente e a ter esperança em que o mundo, apesar de ser cruel, possui pessoas boas. Ele, acima de tudo, me ensinou o amor pelos livros e pela escrita e, se estou aqui hoje fazendo essa resenha mais do que especial para vocês, em parte, podem agradecer a Zafón. Espero que vocês tenham gostado das dicas e que tenha convencido vocês a lerem ao menos uma de suas obras. Ah, e me perdõem também pela bíblia, acho que me empolguei um pouquinho!

Não esquece de me contar aqui nos comentários se você já conhecia o autor e o que achava a respeito dele, ou se não, se consegui fazer você dar uma chance a essa experíência maravilhosa. Espero que tenham um ótimo restinho de final de semana e nos vemos próximo sábado. Ciao! :)


8 comentários:

  1. Oi, tudo bem ?

    Ainda não li romances de época , mas com toda certeza saber o fato de ter personagens carismáticos faz toda a diferença e é importante para as pessoas se cativarem a história. Gostei também do fato de ter Romances de época e conteúdo histórico, pois mostra que o enredo está bastante rico. Parece ser sim uma ótima dica de autor e obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e você?

      A leitura é muito rica e aborda um leque de assuntos que vale totalmente a pena mergulhar no universo de Zafón. Espero que leia e se apaixone também!

      Boa semana!

      Excluir
  2. Oii Ceci. Não conheço as obras do autor, mas gostaria muito de ler os livros dela. Principalmente por conta da narrativa e dos finais impresivieis. As duas coisas juntas são maravilhosas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessica!

      Os livros são realmente muito bons, a leitura de Zafón é cativante de maneiras que nem sei se consigo explicar! hahaha

      Espero que goste!

      Excluir
  3. Lindo texto Gabriel! Eu li A sombra do vento ano passado e comprei Marina esse ano, concordo com tudo que disse. São livros de conteúdo extremamente inteligente e cativante, a livraria como pano de fundo só ns faz nos apaixonarmos mais sem dúvida! E o meio de tudo tem aquele toque de mistério e aventura que é impossível não se envolver!
    Recomendo muito tb!!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Primeiramente gostaria de agradecer por seu comentário, fico feliz que tenha gostado do texto. Marina é maravilhoso demais, eu o leio, pelo menos, uma vez por ano! hahahah.

      Que bom que conhece e gosta das obras de Zafón, ele precisa se tornar cada vez mais popular!

      Boa semana pra ti!

      Excluir
  4. Oi Gabriel,
    Eu ainda não li nada do autor, mas já ouvi falar de A Sombre do Vento. Gostei muito do post, não tem como não ser mais completo ou não perceber o carinho e amor que você tem por essas obras.

    Amei demais as indicações e adorei saber um pouco de forma geral os motivos para ler esses livros. Só o fato de ser uma leitura histórica já me cativou, os outros pontos que você levantou como narrativa, personagens, sua conexão com universo literário onde personagens amam ler, finais surpreendentes, história recheada de mistério... putz já quero muito ler.

    Adorei demais!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elô! Tudo bem?

      Você não sabe o baita sorriso que estou enquanto respondo seu comentário. Bati muito a cabeça durante a semana enquanto criava esse texto, pois queria expressar extamente o que você sentiu lendo. Ganhei minha semana, de verdade!

      Espero que você leia logo e depois me conta o que achou, com certeza é uma leitura muito válida por esses motivos que citei, mas há muitos outros por aí!

      Grande beijo, Elô, e ótima semana pra ti!

      Excluir