Tarde Demais | Resenha

23 de jul de 2018
Foto: Cecília Justen

Ei! Tudo bem?
São muitas notícias para dar a vocês, mas vou esperar a postagem de Melhores de Julho para contar tudinho.

Hoje, eu resolvi trazer uma resenha de um conto da Amanda Maia, sim a autora que destruiu o meu e o seu coração em Our Fall. É claro que eu fui cheia de expectativas, por fim ganhei tudo o que imaginei que ganharia. Amanda continua com sua escrita fabulosa e a cada capítulo mata mais um pouco a gente com todos os acontecimentos que ela vai criando para complementar mais uma história.

Tarde Demais - Amanda Maia

Sinopse: Os pais de Freya Duval trabalharam a vida inteira para a família Grayer; uma família renomada e abastada em Seattle, nos Estados Unidos. Após ter um surto em seu antigo emprego — do qual Freya não consegue se lembrar do motivo —, seus pais decidem mandá-la para uma fazenda onde o único filho dos Grayer estará para recebê-la. Declan teve sua vida invadida por Freya desde que eram crianças e isso pode fazer com que a presença dela seja devastadora, considerando que ela nunca mediu bem suas escolhas quando se tratava do garoto recluso, que vivia com a cabeça nos estudos. A ânsia de conhecer o que há por trás dos olhos tristes de Declan vai fazer com que Freya invada sua privacidade e a empatia de Declan por ela vai fazer com que, aos poucos, ele ceda a essa aproximação. Como ambos passaram por situações inconstantes será que os sentimentos aflorados há sete anos ainda continua vivo?


Páginas: 278 | Autor(a): Amanda Maia | Autor(a) Independente: Ebook Amazon | Gênero: (Conto) Romance 


Freya acabara de sofrer um trauma em seu antigo emprego, trauma este que ela não consegue lembrar. Preocupados com a situação da filha, os pais de Freya decidem a mandar para a fazenda em que o filho da família Grayer, família para quem os pais de Freya trabalharam, mora. Mesmo relutante, ela entende que o que mais precisa naquele momento é um segundo para poder relaxar, e nada melhor do que a natureza para isso. Assim então, ela segue seu rumo, só não esperava encontrar Declan Grayer daquela maneira.

O menino que sempre fora um enigma para Freya continua distante, e muito bonito. Em um lugar sem muito que fazer, a aproximação dos dois é inevitável, mesmo que Declan aponte como um erro. Freya, com toda a sua curiosidade, pode descobrir os segredos mais sombrios do homem por quem sempre teve interesse, mas nunca entendeu sua reclusão.

Desde notícias falsas sobre Declan até a verdade. Todas as descobertas de Freya vão mudar tudo, até a sua própria vida, onde descobrirá o motivo de ter chegado até a fazenda.

"Uma pessoa triste é igual a todas as outras. Elas não querem alguém para competir qual vida está pior, só querem ser ouvidas."

Eu poderia falar muitas coisas para vocês, mas acho que a surpresa é bem mais agradável do que qualquer outra coisa. Então vou começar falando que acredito que essa seja uma leitura válida, isso porque é muito mais do que um simples romance, o que já era de se imaginar já que estamos falando sobre Amanda Maia.

A escritora que começou no WattPad, entrega mais uma vez uma obra calorosa e que vai acelerar seu coração em cada página. O mundo inicial de Tarde Demais é bem secreto, é como dar passos em uma sala escura, você não sabe o que esperar, apenas que no final tudo será tarde demais.

Li a obra rapidamente, porque necessitei de cada parte e de cada descoberta.

"Um homem sem cicatrizes não é um homem."

Diferentemente de outras personagens de Amanda, Freya é uma mulher forte e independente. Já é mais velha e agora precisa lidar com um problema que muitas pessoas lidam nos dias atuais, o trabalho abusivo. Freya tinha, até então, uma chefe extremamente tóxica e que aos poucos acabava com toda a sanidade da protagonista. As situações malucas que ela precisou viver para continuar no emprego levaram Freya a uma crise tão forte que ela perdera a memória como uma forma de se proteger dos acontecimentos passados.

Aos poucos, durante o conto, nós descobrimos junto a personagem o que ela passou e por qual motivo tudo aquilo estava acontecendo com ela.

Amanda ter trabalhado com o relacionamento abusivo entre o patrão e o empregado foi uma tacada genial, pois é muito fácil encontrar pessoas que se encontram na mesma situação que Freya, e isso pode ser devastador. O lado psicológico de uma pessoa é, em muitas vezes, mais perigoso que o lado físico, e é muito importante debatermos sobre isso, a saúde mental é sim uma questão a ser resolvida.

E é buscando a paz que Freya vai até a fazenda de Declan, porque acredita que isso a fará bem. Ela não imaginava que fosse se apaixonar pelo garoto recluso com quem cresceu, assim como não esperava descobrir a paixão de adolescente de Declan por Freya.

Já Declan é o contrário de tudo aquilo que nós encontramos em um típico clichê. Ele é um amor de pessoa e mesmo que tudo dê a entender que é culpa dele, podem ficar tranquilos, é mais fácil você confiar nele do que na própria Freya.

Ele é um personagem traumatizado e amargurado, tanto pela repreensão do pai quando era novo, quanto pela morte de sua noiva que é acusado. Então sim, vocês podem imaginar alguém triste e fechado para o amor, por isso que a ideia de ser tarde demais. Para ele todo o relacionamento que ele sonhou já acabou e não é possível reconstruir algo em um coração quebrado.

"Todo ser humano tem um limite e só nós sabemos até onde nosso coração é capaz de chegar."

De maneira crua, essa é uma história verdadeira. Apesar de Freya amar Declan, ela sabe que na realidade, não é possível mudar uma pessoa, principalmente quando todos estão com corações quebrados. Esse é um conto realista, por isso é tão doloroso. Nada do que você vai ler é romantizado, tudo pode acontecer com você.

Eu precisei de alguns dias para digerir a leitura e não julga-la. Hoje, eu já sinto que essa realidade de Tarde Demais é necessária, principalmente para fugirmos do clichê de muitos livros atuais. Até nos pontos negativos, a gente consegue encontrar a inteligência da autora em lidar com tantos problemas reais.

Freya vai lutar por Declan, mas Declan não vai mudar por Freya, ele vai mudar por ele mesmo, porque uma pessoa não tem a capacidade nem a saúde mental de mudar a outra quando ambas estão destruídas, traumatizadas e sem forças para tais ações.

"Minha vida nos últimos quatro anos pode ter se transformado no inferno em matéria, mas a de Declan nos últimos dois estava vaga. Em seu peito não existia um coração que amava como antes, porque havia sido arrancado sem piedade e temia que não pudesse ser reconstituído com algumas palavras bonitas."

Como eu disse anteriormente, há pontos negativos, e para mim foi o final. Infelizmente, eu achei que a obra foi perdendo o rumo e se perdendo aos poucos, principalmente quando chegou ao clímax e entregou uma ação desnecessária. Entretanto, como eu também escrevi, até nesse momento (revoltante), a escritora consegue ser genial nos mostrando, mais uma vez, a realidade.

Eu amaria (muito!) debater o final com alguém que já tenha lido, pois apesar de no momento da finalização eu ter detestado, agora eu acho que foi necessária àquela forma de terminar, pois conseguiu mostrar o que é o amor e o que é o fim dele. Porém, continuo achando que a ação foi um ponto ruim da história, e se ela não tivesse existido o final não seria desta maneira.

"- As aparências podem te enganar, Grayer. Talvez eu não seja tão segura quanto você pensa.
- Então, você está à procura de algo ou alguém para te deixar segura? [...] - Interessante. Mas você não vai achar nada disso por aqui, eu te garanto."

Apesar de ser um conto, Amanda consegue iniciar, montar e finalizar a obra. Esse é um conto relativamente grande, e eu acho que é por isso que a autora conseguiu se sair tão bem na construção de todas as relações dos personagens, problema visto em muitos contos e não visto no dela. Já espero ansiosamente mais histórias de Amanda.

Falando em mais história, eu acredito que Freya e Declan merecem um grande romance, pois a história dos dois acabara de começar e é possível se apaixonar ainda mais pelos dois, mesmo com a Freya sendo curiosa em um nível extremo e Declan sendo sozinho até demais.

Espero que todos vocês possam dar uma oportunidade a história e a Amanda, que é uma autora nacional brilhante que merece muito destaque. Ela tem uma escrita genial, personagens encantadores e livros viciantes, vocês vão amar! Acredito que o que eu li em Tarde Demais vá mudar meu modo de ver o mundo, e por isso o livro já merece todos os elogios possíveis.

"Eu quero uma noite inesquecível. Um fim de semana para lembrar. E quando voltar para Seattle, espero ter o que procuro."

Nota: 4/5 ♥ 
*Ebook cedido em parceria com a Autora*

Compre Tarde Demais | Amazon















Um beijo e paz no coraçãozinho de vocês! ✩

2 comentários:

  1. Vai ter mais deles sim!!! hahahah
    Eu terminei de ler na época do lançamento mesmo, e foi assim tb, devorei! e amei e odiei hahaha mas amei denovo, pq tb entendi que era necessário, é realmente uma história pra se pensar, sair da caixinha e colocar os pés no chão!
    Então fica tranquila que ela prometeu mais sim!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que ótima notícia!
      Eu amei muito, mas não consigo entender o motivo daquela ação no final... Achei tão desnecessário haha

      Excluir